tradução

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Ela chegou!

Ontem recebi minha primeira correspondência do Brasil.
Com a modernidade e facilidades de emails, facebook e msn, as correspondências via Correios se tornaram obsoletas.
Ninguém escreve mais carta, manda um cartão de amor, saudade, felicidade ou por que está mesmo com vontade de escrever num papel.
Tenho procurado resgatar isso, agora que estou longe. Já mandei uns cartões e confesso que gostei bastante da experiência. Me lembrou a infância, quando descobri o selo e o poder que ele tinha de atravessar oceanos. Tenho essa coleção guardada, até hoje, para mostrar aos meus netos.
Mas a correspondência que recebi ontem não continha um cartão e nem estava no meu nome, mas o conteúdo daquele envelope fez toda diferença no meu dia.
Recebi minha carteira internacional para dirigir!
Quando aquele envelope chegou, às 7:30h da manhã, não acreditei!
Eu estava novamente apta para fazer algo que adoro! Dirigir!
Vocês não tem idéia da falta que eu sinto de dirigir. Sem poder dirigir, me sinto presa, amarrada, dependente.
Uma coisa é eu não querer dirigir, ( acho que nunca passei por essa situação, mas...) e outra coisa é eu não poder.
Estava sem carteira a mais ou menos 1 mês, pois quando vim para cá, recebi a informação que não havia necessidade dessa permissão internacional, pois nossa carteira de habilitação seria válida em todo mundo. E assim ficamos durante 2 meses. Sem nos preocuparmos com isso. Só que veio a informação correta e para alguns países nossa carteira não é válida e se fôssemos parados poderíamos ter o carro apreendido.
E não estou precisando desse tipo de emoção, nem mesmo para contar no blog, então só me restava mandar minha carteira de motorista para o Brasil e pedir ao anjo do meu irmão para enfrentar o Detran e fazer minha permissão internacional.
O serviço de Correios aqui é muito rápido, mas infelizmente não podemos dizer o mesmo do Brasil atualmente, e no dia que coloquei meus documentos nos Correios, o que aconteceu no Brasil? Greve dos Correios! Era tudo que eu não precisava! O tempo normal seria de 10 a 15 dias úteis para chegar, mais 2 dias para resolver burocracia do Detran e mais 10 ou 15 dias para voltar.
No dia que coloquei minha carteira nos Correios, a sensação que tive era de estar faltando alguma coisa em mim. Eu sabia que não poderia pegar no carro, nem para ir ao mercado. Nada!
Foi um mês difícil!
Tudo bem, que já falei que aqui não se pega o carro para quase nada, como no Brasil.
Não se pega o carro para dar uma voltinha para espantar o tédio ou o estresse. Isso se faz de trem ou metrô.  Mas não poder pegar o carro nem para ir ao mercado ou para dividir a estrada quando fôssemos viajar?
Herdei essa paixão pela direção do meu pai, que era uma das coisas que ele mais amava na vida e uma das frases que ele sempre dizia era: "Se você tem medo de dirigir, nunca pegue no volante, pois direção e medo não combinam" E falava isso com tanto amor pelo volante que eu pensava: " Nunca terei medo de dirigir e farei da direção uma extensão da minha personalidade". E assim fiz e faço até hoje.
Então hoje, quando peguei minha jamanta ( apelido carinhoso para aquele carro enorme estacionado na frente da minha casa), ajustei o banco, espelhos, dei partida, liguei a seta e saí suavemente, me senti como criança que ganhou o presente que esperava ansiosamente.
Sim, ontem recebi um presente maravilhoso! E agora, as estradas me aguardam,  para que possamos viver essa estranha história de amor!
um beijinho e até o próximo!

Um comentário:

  1. Rita,
    Foi ótima a idéia do Calmon postar no email da ATBP o sitio de seu blog!! Já li todas as mensagens, e adorei cada relato. Concordo com quem disse que vc tem um lado escritora.
    Estarei sempre dando uma olhada para ver as novidades, e torcendo para que vcs sejam muiiito felizes.
    Bj grande
    Marta e Rubens

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua sugestão, dúvida, elogio e crítica. Esse blog se destina a dividir com amigos minhas experiências, mas todos são bem vindos a participarem com seus comentários.