tradução

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Felizes para sempre!

Cada vez que visito um castelo, sempre lembro das histórias infantis que terminavam com a frase mais famosa do mundo: " E foram felizes para sempre" e me pergunto como viveram as pessoas naqueles locais.
Foram felizes durante suas vidas? Quantos sorrisos, lágrimas, guerras, vitórias, nascimento e morte, aquelas paredes testemunharam?
Quantas pessoas subiram por aquelas escadas?
O que pensavam, o que sentiam?
Visitar um castelo é entrar dentro da história e construir a sua. É uma viagem sem fim, onde a imaginação nos leva a percorrer corredores com uma curiosidade infantil e quase escutando as vozes daqueles que um dia foram donos daquele lugar.
Nesse final de semana tive a oportunidade de visitar dois castelos.
Um deles foi habitado até a década de 70 e hoje é mantido por uma fundação para visitação pública. É o castelo de Leeds.


Só pelo local onde ele se situa, já vale a visita. Que vista! Que paz!
Nem os imensos grupos de excursão conseguiam perturbar. ( tudo bem! dentro do palácio, eles incomodavam um pouco! )
Esse castelo está mantido como era usado pela última família. Então pudemos ver os cômodos com seus móveis originais. As salas imensas, os vários quartos, biblioteca ( fiquei apaixonada),
 sala de banho e muitos e muitos outros lugares. E cada um tinha seu mistério e encanto.
Passamos a manhã inteira numa aula de história.
Aquele castelo serviu de base para aliados ingleses na Guerra. Reuniões secretas eram realizada ali. Era local de esconderijo para feridos da Guerra.Além da beleza natural, existia a beleza histórica.
E foi ali que vi pela primeira vez, o cisne negro. O interessante é que vi o filme, ( adorei, por sinal!)  mas nunca me passou pela cabeça a idéia da existência de cisne negro. ( como não sou muito amante de aves, então não fico pensando na existência delas! sorry!) Mas ele é lindo! E incrível! Mais lindo que o cisne branco e ainda posa para foto, como se sabedor de sua imensa beleza rara! Uma figura, esse cisne negro! Fiquei fã! Mas não a ponto de querer uma foto coladinha com sua majestade o cisne negro!

No dia seguinte, fomos visitar um outro castelo.O castelo de Rochester. Mas dessa vez, era um castelo em ruínas, com mais de um século de existência.

E dessa vez, fizemos questão de entrar!
Nunca tinha entrado num castelo em ruínas antes. Já cheguei bem perto, mas ainda não tinha surgido o desejo de entrar. mas dessa vez foi diferente!
Olhei para aquelas torres e me deu vontade de ver o que as pessoas viam quando chegavam lá em cima.
Quando comecei a subir, lembrei de alguns filmes medievais que assisti e me perguntava como as pessoas conseguiam correr naquelas escadas tão estreitas e em caracol? Agora tem corrimão para nos segurarmos, mas fiquei imaginando os tombos dos pobres trabalhadores e soldados desatentos.
Será que eles riam uns dos outros quando isso acontecia? Bater com a cabeça deveria ser pelo menos umas 5 vezes ao dia. Mas isso só em tempo de paz. Creio que nos tempos de guerra, onde o castelo estava para ser invadido, não havia tempo para tombos, escorregões e muito menos pancadas na cabeça. Qualquer deslize, seria fatal, literalmente!

Mas não me pareceu ser um castelo feminio. A impressão que fiquei foi que somente os homens poderiam viver ali. Não consegui imaginar histórias românticas naquele castelo. Principalemente quando cheguei na torre.
A visão é linda! Mas o frio castiga lá em cima.

Ali, naquele lugar, eu consegui entender as cenas de vários filmes. Consegui perceber a dureza que foi a vida naquela época, durante os tempos de conflito.
Adorei esse castelo! A história que ele representa, a fortaleza que ele preserva, mesmo com mais de um século de vida, não tinha como não ficar encantada!
Depois de visitar esses castelos, pude perceber o por que das histórias infantis terminarem com o felizes para sempre.
Não posso dizer que reis, rainhas, prícipes e princesas foram felizes, mas com certeza, suas histórias, seus castelos e suas vidas fazem a felicidade para cada pessoa que por ali passa e se permite sonhar e formar o seu enredo. Sendo assim, eu acredito em final feliz para sempre. O meu, o seu e o nosso!




Um beijinho e até o próximo!

Um comentário:

  1. O ruim das histórias com os "felizes para sempre", é que quando a gente cresce, a gente descobre que praticamente ninguém da nobreza teve isso. Muito pelo contrário, a maioria era muito infeliz. Sou louca para conhecer um castelo. Toda vez que eu leio um livro sobre a Idade Média e os personagens moram em castelos eu gosto de ficar imaginando como eles são!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua sugestão, dúvida, elogio e crítica. Esse blog se destina a dividir com amigos minhas experiências, mas todos são bem vindos a participarem com seus comentários.