Ontem fui num evento, que apesar dos vários anos casada com militar, ainda não tinha participado.
Um coquetel a bordo do navio escola Brasil!
E foi como rever meu marido, na época noivo, fazendo sua viagem.
Explico melhor.
Esse navio brasileiro, leva os alunos que se formaram na Escola Naval e serão os futuros oficiais da Marinha do Brasil, para uma viagem de instrução por vários países e dura vários meses.
Em cada porto que atracam, eles representam o Brasil, então há um coquetel para as autoridades locais e convidados.
Durante esse coquetel, os guardas-marinha, que são os futuros oficiais, nos apresentam o navio, para que possamos conhecer um pouquinho mais a rotina diária durante as viagens e também para quem não conhece, o interior de um navio.
Então na madrugada de sexta-feira, o navio atracou aqui em Londres, apos 2 meses que saiu do Brasil.
Nessa viagem está um guarda-marinha que é amigo de infância do meu filho, os dois fizeram colégio militar juntos e sempre foram excelentes garotos ( não é por ser meu filho, pois todos que o conhecem falam isso!) Só que ele resolveu seguir a carreira do pai e meu filho resolveu seguir por outro caminho, mas a amizade continuou.
Quando chegamos a bordo, o navio estava todo preparado, lindo e atracado em frente a Tower Bridge, que é outro espetáculo!
Entrar a bordo do navio escola, me fez voltar no tempo, pois ao ver todos aqueles garotos, todos novos, em torno de 22, 23 anos, com seus rostinhos cheios de sonhos, maravilhados com cada descoberta e querendo compartilhar, me fez lembrar quando meu marido embarcou para sua viagem. Em cada porto, ele mandava um cartão, escrevia cartas ( tenho tudo guardado até hoje), contava as novidades e falava sempre sobre esses coquetéis.
Ontem pude ver como é o trabalho desses garotos durante o coquetel. Apesar de ser um momento de festa para quem visita, é um momento de trabalho para quem está escalado. Tudo precisa sair perfeito, as pessoas estão ali para conhecerem um pouquinho do Brasil, e esses garotos, além dos oficiais do navio, claro, tem a obrigação de passar a melhor imagem possível para seus convidados.
Achei lindo! Fiquei observando os garotos mostrando várias e várias vezes o mapa mundi, com os países já visitados e os que ainda faltam. Repetiam várias vezes as mesmas respostas, pois as perguntas não variam muito.
E observadora que sou, fui vendo aqueles que estavam amando dar informações. Aqueles que estavam com o coração naquele lugar.
Muitos daqueles garotos foram voluntários para estarem ali naquele dia e horário. Eles já poderiam estar curtindo a noite londrina, mas estavam ali com um sorriso no rosto.
Nosso guia foi o amigo de meu filho, e nem preciso dizer que foi perfeito!
Eu olhava para ele falando e via meu marido falando a muitos anos atrás, quando me mostrou um navio pela primeira vez. Ali é a segunda casa deles, nesse momento. É para lá que eles retornam depois de seus passeios.
Durante o coquetel, também pude matar a saudade de produtos brasileiros e o melhor, do tempero brasileiro. Quando comi um salgadinho ( tão comum em nossos festas brasileiras, mas inexistentes aqui) achei que estava comendo o manjar dos deuses. O estrogonofe de carne, que já é banal no Brasil, foi como comer lagosta ( para os que gostam!) Só na repeti, por que fiquei com medo de passar mal, pois já era tarde! mas eu sabia que no dia seguinte, iria me arrepender e sentir saudades.
Mas eu adorei cada minuto.
Não senti saudades do tempo de noiva de guarda-marinha, mas olhei para aqueles jovens com os olhos de 30 anos de experiência ao lado de um militar e pedi a Deus que cada um encontre uma pessoa que os acompanhe nessa escolha profissional que fizeram, com o mesmo gosto e amor pelos mares da vida.
Saí de lá feliz!
Certa de que, se hoje estou em Londres, foi por que a muitos anos atrás eu acreditei naquele olhar sonhador e que ontem revi em cada garoto que ali representava o meu país!
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua sugestão, dúvida, elogio e crítica. Esse blog se destina a dividir com amigos minhas experiências, mas todos são bem vindos a participarem com seus comentários.