Se eu fosse adolescente, essas seriam as frases perfeitas: " Estude com quem tem o melhor sotaque, o melhor jeito de falar inglês! Estude com quem sabe!"
Mas já deixei essa fase a long time ago ( a muito tempo atrás), mas ainda gera um certo fascínio aprender inglês em Londres.
Já que passarei 1 ano por aqui sem trabalhar, estou de férias obrigatórias, e muito bem vindas por sinal, então nada melhor do que estudar algo que sou deficiente.
Tudo bem, sem modéstia, muito deficiente!
Já falei em vários outros post o quanto eu e o inglês temos diferenças. Ele sempre me ganhou de goleada. Não conseguia nem chegar perto.
Vocabulário deficiente, pronuncia e leitura precisando de muito ajuste. Ou seja, nesses anos todos nunca me fez falta, então não iria gastar neurônios com ele.
Mas agora é diferente! É uma questão de honra para mim. Não somente por que estou morando aqui, mas por que seria uma vergonha pessoal não dominar a língua mundial nesse momento.
Tenho conseguido me comunicar bem, em todas as lojas que tenho ido, consigo o que quero, no salão consegui fazer o que queria, enfim, tenho feito tudo que preciso para viver aqui e sinceramente, poderia me acomodar com o que já tenho, mas acomodação não faz parte do meu vocabulário em português e nem sei como falar isso em inglês.
Logo assim que cheguei, ( 2 meses atrás) uns amigos, me indicaram o curso que fizeram quando chegaram e disseram que gostaram bastante.
Guardei essa informação para quando resolvesse fazer o curso.
Durante esse tempo, precisei resolver tantas coisas para ajustar minha vida aqui que nem me lembrei do curso.
Quando a vida acalmou, os filhos já estavam encaminhados em seus respectivos cursos, chegou a minha vez de pensar em estudar.
Claro que durante esse tempo, tenho procurado aumentar meu vocabulário, lendo jornais, revistas, comprei 1 livro, um dicionário de sinônimos ( em inglês, claro) e vendo DVD com legenda em inglês Tudo para acostumar o ouvido ao idioma.
Mas chegou a hora de ir para uma sala de aula. Estava sentindo falta de conhecer outras pessoas, poder passar mais tempo falando, mesmo que em inglês, exercitar minha mente.
Por esse motivo, me matriculei na semana passada num curso de inglês.
Resolvi fazer 3horas de aula todos os dias. Igual aos tempo de escola. Manhã dedicada aos estudos!
Que escolha excelente que fiz!
No primeiro dia, foi terrível, pois o método é totalmente diferente de tudo que já tinha visto.
Só para terem uma idéia, o livro 1 vai da lição 1 a 142 e quando eu fiz a prova, o professor foi seguindo um roteiro do proprio livro ( para verificar meu nível) e parou na lição 19.
quando eu cheguei para a primeira aula, o professor já mandou abrir o livro na lição 124.
Pára tudo! Como assim 124? Onde foram parar as lições anteriores que eu nem tinha visto?
Desespero total!
A princípio eu tinha me matriculado para 2 horas diárias, mas quando terminou essa primeira aula, já fui direto na secretaria pedir para aumentar para 3horas diárias.
Me apaixonei! Foi amor pelo inglês a primeira vista!
Senti naquele dia, que venceríamos essa batalha de animosidade que sempre existiu entre nós.
Eu iria ganhar!
No dia seguinte, já fui para aula mais confiante. Tinha lido o livro, não seria mais pega de surpresa.
O curso é muito dinâmico. Todo dia entra aluno novo e o que mais gosto de ver é a cara de desespero que TODOS fazem no primeiro dia.
É para pegar todo mundo no susto e no tranco.
Eu penso que a frase que melhor resume meu curso é: "O tempo não pára!"
Lá, o tempo não pára mesmo!
São 3 tempos de aula. Com 3 professores diferentes. Cada um com seu jeito britânico de falar e agir.
Um dos professores passaria bem por brasileiro. Melhor: passaria por carioca! Cheio de ginga!
Durante a primeira semana, entraram vários outros brasileiros, mas somente 1 faz o mesmo horário que eu, as outras preferiram reduzir o tempo e claro, encontram mais dificuldade.
Na minha classe tem espanholas, coreana, romena, polonesa e brasileiros,claro!
Procurei me concentrar nas palavras novas e acostumar o ouvido com as diversas pronuncias. Mas o mais difícil é fazer a pronuncia perfeita, principalmente nas palavras com TH. Essas são de matar!
Tem um professor que pegou no meu pé e não me deixa falar errado de jeito nenhum. Enquanto eu não pronucio certo, ele não passa adiante. Os outros dois, já relaxam um pouco, só quando eu falo bem errado é que eles corrigem. Na minha cabeça eu penso: "se eu falar desse jeito, será que eles não vão entender o que quero dizer?" Mas tudo bem, faz parte do trabalho do professor, corrigir para que o aluno faça o melhor possível.
Mas quando chegou quinta-feira, o professor começou a falar no teste para mudar de nível.
Como assim mudar de nível? Eu acabei de entrar, não estou pronta.
O professor muito calmamente me olha e diz: "Rita, faça o exame, e veja como sairá!"
Que lógica maravilhosa desses ingleses!
Mas durante o final de semana, acabei esquecendo esse assunto e nem peguei no livro para estudar um pouco.
quando chegou ontem, o professor nos avisa: " amanhã será o exame para mudar de livro"
Assim, desse jeito!
Minha única reação foi: OH MY GOD!
Ele começou a explicar como seria o exame. Seria uma parte oral, onde marcaríamos a resposta, depois um ditado e por último escolheríamos 20 palavras dentro de uma lista de 31, para formarmos frases e de preferência, frases que tínhamos estudado no livro. Para que assim, eles tivessem certeza que sabíamos o que estávamos escrevendo.
Fiquei tensa!
Eu sei que só estava a 1 semana no curso, que eu não tinha obrigação nenhuma de passar para o outro livro, que outras pessoas já estavam a 4 semanas nesse livro.
Minha mente racional sabia de tudo isso, mas meu lado competitivo e nerd, não me dão trégua e nem me passava pela cabeça não passar. Infelizmente ou felizmente, dependendo do ponto de vista, sou muito competitiva comigo mesma. Adoro me superar e claro; ganhar de mim mesma! Adoro me impor desafios e vencê-los.
E esse era um grande desafio.
Vim para casa, depois da aula com 2 colegas do curso, 1 espanhola e outra coreana para estudarmos juntas.
foi ótimo,pois a coreana tem uma dificuldade imensa com inglês, que seria a mesma dificuldade que teríamos para aprender coreano, então estudar com ela é excelente, pois não tem jeito, precisamos usar o inglês para nos fazer entender.
Depois que elas sairam, fui resolver algumas coisas aqui de casa, mas na minha cabeça, eu já tinha me proposto a estudar até não aguentar mais.
E foi isso que fiz. A muito tempo que não estudava tanto!
meus olhos arderam, minha cabeça chegou a doer, mas eu estava satisfeita.
Tinha feito o meu melhor!
Quando amanheceu, avisei ao meu filho que não iria a academia, pois queria estudar os ditados que não tinha dado tempo de revê-los ontem.
quando saí de casa, estava me sentindo preparada.
Tudo bem que minha coragem não estava muito grande, estava com medo de dar branco. De esquecer palavras importantes e não passar por ter esquecido e não por não saber a matéria.
Seria muito frustrante isso!
Quando começou a prova, eu estava nervosa! Minha mão estava um gelo! Suava frio!
O professor falava e eu olhava atentamente para a boca dele para ver se entendia melhor.
Terminei a prova! Alívio total! Fiz o meu melhor!
Agora era esperar o resultado. Relaxei. Não estava mais em minhas mãos mudar nada. O máximo que ira acontecer é continuar no livro 1 até o próximo teste.
O professor corrigiu todas as provas e deu as notas.
Passei! Recebi VERY GOOD ( maior elogio dado) na parte das frases construídas a partir das palavras dadas.
Fiquei orgulhosa de mim!
Venci a primeira batalha e o melhor de tudo foi que fiz a prova sem nem ao menos saber que a faria em tão pouco tempo. Não imaginava mudar de livro tão rápido.
Voltei para casa com o gostinho de vitória nos lábios. Queria comemorar!
Ainda tenho 6 livros pela frrente. O total são 7 livros para o curso completo.
Sei que quando chegar o dia do próximo exame, ficarei tão ou mais nervosa que hoje, mas pelo menos já saberei o que me espera.
mas como eu sempre digo, a primeira vez é inesquecível e sempre marcante.
Um beijinho e até o próximo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua sugestão, dúvida, elogio e crítica. Esse blog se destina a dividir com amigos minhas experiências, mas todos são bem vindos a participarem com seus comentários.