Logo de início quero deixar claro minha preferência pelo chá e ligeira aversão ao café preto. Ok! Não precisam fazer cara de espanto ou pensarem que sou uma carioca surtada, brasileira desnaturalizada. Nada disso, adoro o aroma do café, mas não consigo apreciar o sabor. Não adianta, já tentei, já saboreei de várias formas, fraco, forte, fortíssimo, quente, morno e frio. Não vai.
Mas com o chá é diferente. Tirando o chá de canela, ou que leve canela no preparo, eu gosto de todos. De preferência morno. Não gosto de nada quente, queimando a língua. Prefiro morno para frio.
Porém esse post não é para falar das minhas preferência líquidas e sim para contar uma experiência maravilhosa que tive essa semana e que claro, envolvia o tradicional chá das 5.
Desde que minha amiga chegou que pensávamos em ter a experiência do chá das 5. Quem não ouviu falar sobre isso? Mas o que é exatamente esse chá das 5?
Por que o chá aqui, é tomado a qualquer hora em qualquer lugar.
Mas existem os lugares onde são servidos os tea afternoon. São lugares com mais requinte, onde servem mais variedades de pães, bolos, biscoitos e chá de sua preferência.
Escolhemos o Brown's Hotel http://www.brownshotel.com/, pois a ideia era termos uma noção exata de como é o chá inglês e nada melhor que um hotel tradicional no coração de Londres.
Depois que agendamos nosso dia e horário e que fui ver alguns links e vi que esse hotel está listado como uma dos 10 melhores de Londres.
Sendo assim, eu esperava bastante desse momento.
Detalhe: no email de confirmação, eles sugerem sobre o tipo de roupa a ser usada para não causar constrangimento aos outros visitantes. Achei o máximo.
No dia marcado, chegamos lá e fomos encaminhadas a uma mesa para dois, com direito a um sofá. Mais chique impossível.
Então o garçom veio e nos explicou o funcionamento. Resumindo era: escolheríamos o nosso chá preferido, dentre a lista que ele nos ofereceu, teríamos a disposição e reposição os vários pães, biscoitos e sobremesas e no final escolheríamos a torta que gostaríamos, dentre as oferecidas.
Estava tudo uma delícia. A experiência valeu cada libra paga, mas posso confessar uma coisa?
Quem conhece um gostoso café colonial servido no nosso país, não acha o chá das 5 a melhor coisa do mundo. E foi isso que aconteceu. Entre um café colonial no Brasil e um tradicional chá das 5, eu escolho sem pestanejar, o nosso café.
Claro, que eu não poderia deixar passar essa oportunidade de conhecer essa tradição, mas não é algo que eu pagaria ( por que não é barato) toda semana para ir. Enquanto que café colonial, eu pagaria todos os dias.
É bonito? É!
É gostoso? É!
Vale a pena conhecer? Claro que sim!
Vale a pena repetir? Bem, agora só se alguém pagar para eu ir, pois caso contrário, fico com meu chá da tarde em casa, com meus bolos, biscoitos, pães, pastas, e com a vantagem de poder acrescentar toda variedade que minha imaginação inventar.
Nesse quesito, ponto para o Brasil.
Mas se você vier à Londres, não perca essa chance. Vale a pena e terás boas histórias para contar.
Beijinhos e até o próximo.

Quando comecei a ler o post, me lembrei logo do Café Colonial. Certa vez experimentei um, lá no Sul, em Gramado, e é realmente uma variedade incrível. Uma grande fartura. Mas é como você disse, não dá para morar em Londres e não experimentar. Bjs.
ResponderExcluirVocê tem toda razão. Eu realmente, comecei o post pensando e lembrando do café colonial lá do Sul, onde é cada um melhor que o outro, mas como em outras partes do Brasil já estão fazendo quase igual, preferi colocar o conjunto para não magoar os amigos do nosso país. KKKKK Obrigada pelos comentários. Fico muito feliz em lê-los. Beijinhos e bom final de semana.
Excluir