Essa pergunta tirou meu sono durante umas noites num passado não muito distante.
Que dúvida cruel!
Afinal estar em Londres, estudar para aprender inglês e não voltar com nenhum certificado me parecia um absurdo. Na minha cabeça, estudar (muuuuuito) inglês fazia parte do "aproveitar Londres" e sendo assim, desde o início me propus a fazer uma prova de Cambridge e voltar com um bonito certificado. Sim, o certificado é bonito, quer dizer: bonito é meu diploma de psicóloga, esse certificado é lindo. Vale até quadro. Brincadeira. Não vale não, até por que o meu de psicóloga, que é o certificado mais importante da minha vida não está em quadro. Mas ele é lindo sim. Isso não é brincadeira.
Só que com o passar do tempo, as prioridades foram mudando, e o inglês que já tinha aprendido era mais que suficiente para me comunicar, entender o que realmente importa no dia a dia, manter uma conversa, enfim, cheguei num ponto muito superior em relação ao nível que cheguei aqui. Ainda não estava bom, ainda não é perfeito, ainda tenho muita coisa para aprender, mas venci a barreira inicial e dei um duro danado para chegar aonde estou, só que com isso, fui deixando de estudar, larguei os livros e fui aproveitar a vida londrina. Fui adquirir cultura em lugares que ficarão para sempre na minha memória, fazer passeios que valiam mais que 15horas semanais dentro de uma sala de aula.
Mas ficou aquela vozinha perturbando minha mente: "Você não vai fazer prova? Tem certeza que não quer se testar?" Pronto! Minha mente sabe usar as palavras certas! A chave para tomar a decisão de fazer a prova era: "você não vai se testar?" Foi lançado o desafio que eu tolamente aceitei na hora.
Com a ajuda de uma amiga, fiz minha inscrição para o exame de Cambridge Esol. Só que depois que fiz a inscrição, a quase 2 meses atrás, esqueci completamente do assunto e só queria saber de passear com os amigos que chegavam e partiam. Foi uma loucura esses dois meses.
Cheguei até a comprar livros para me preparar, mas confesso que estão novinhos e sem manuseio.
Não peguei em livros, apostilas. A única coisa que fiz, e mesmo assim, sem nenhuma intenção em relação ao exame, era assistir série em inglês com legenda também em inglês. Só.
Chegou o dia da prova. E foi na segunda feira a primeira. Era a parte de speaking.( falar). O detalhe mais importante é que eu jurava que tinha me inscrito para o nível básico. Só para constar que fiz uma prova, sem pretensão nenhuma e sem chance nenhuma de ficar reprovada. Então meu nível de estresse era igual a zero. Mas quando fui ver meu cartão de inscrição eis que a verdade aparece: eu tinha me inscrito para outro nível. O nível intermediário. Ai deu medo! Ai fiquei com frio no estômago. Lembrem-se, vocês que me acompanham desde o início qual era o meu nível de inglês quando saí do Brasil e fazer essa prova para nível intermediário era ter coragem e muita de cara de pau da minha parte. Mas se já estou na chuva, então quero mais é me molhar e lá vou eu, com a cara de pau banhada em peroba e a coragem no pé.
Eu já sabia que essa prova seria feita em dupla e que teria uma parte de conversação de 5 minutos. Então quando cheguei e vi a pessoa que iria fazer prova comigo, tentei ser simpática e puxei assunto perguntando de onde ela era. A resposta? Rússia. Silêncio total depois dessa resposta. Não podia ser uma brasileira, uma espanhola, uma pessoa mais simpática que pudéssemos já travar uma conversa e nos acostumarmos com o sotaque uma da outra? tinha que ser uma russa de pouca conversa? Entramos para a prova. O que posso resumir, é que a russa soltou a língua lá dentro, falou tudo que não falou comigo do lado de fora e me deixou de cara de boba sem ter o que falar. Pior, ela não fez diálogo nenhum. Simplesmente, falou, falou e falou diretamente para as supervisoras e me deixou sem ter o que completar. Depois disso, minha mente fechou e não conseguia nem lembrar a palavra glove (luva).Saí de lá odiando russos!
Mas hoje seria a melhor parte. leitura, escrita e ouvir. Ainda assim, saí de casa nervosa. Mesmo sabendo que não tenho motivos para isso. que é somente uma competição minha comigo mesma. Que não fará diferença nenhuma na minha vida ser aprovada ou não. enfim, podia relaxar, mas não relaxei. Até que andando pela rua, cruza comigo um simpático homem vestido de fraque e cartola ás 9horas da manhã. Vocês tem ideia do que é isso? Da cena que eu vi? E ele andando naturalmente, indo pegar o metrô como se estivesse de terno e gravata. Hiper normal.
Não pude deixar de sorrir por dentro. E pensei: Oh my God! Estou em Londres e estou tensa por causa de uma prova? Para Rita! Pode parar! Deixa de ser ridícula com esse nervoso, pois você está aqui para APROVEITAR e não para se estressar. E se você não estudou, foi por que não era prioridade, então relaxa e aproveita. Curte o momento e terás boas histórias para escrever no blog.
E assim eu fiz. Na mesma hora, a tensão me deixou e lá fui eu atrás do endereço do local da prova. Por que, detalhe, eu não sabia onde era a prova e o 3G do meu celular resolveu não funcionar. Que legal! Na hora pensei: " essa é a brecha que preciso para voltar para casa e não fazer a prova" Eita covardia! mas segui em frente e o Ipad me salvou.
Só pelo visual da igreja onde foi realizada a prova já teria valido a pena ter chegado até lá. Que lindo! Que paz!
Fiz a prova, fui bem e agora é esperar o resultado.
contudo, o resultado final dessa aventura eu já tenho: Ganhei e muito no dia de hoje, pois se eu tivesse desistido e voltado para casa, eu não teria conhecido mais um lugar lindo aqui em Londres e teria perdido a oportunidade de ver e passear por lindos jardins.
Então no final das contas o certificado de Cambridge está intimamente ligado com meu objetivo principal até o dia de voltar ao Brasil: Aproveitar ao máximo cada oportunidade dada e tirar a beleza de cada instante.
Simples assim.
Um beijinho e até o próximo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui sua sugestão, dúvida, elogio e crítica. Esse blog se destina a dividir com amigos minhas experiências, mas todos são bem vindos a participarem com seus comentários.