tradução

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Louca, eu? Não! Só estou mudando para Londres!

Muitos me perguntam se não estou doidinha com essa reviravolta que aconteceu nesse último mês em minha vida.
Para responder a essa pergunta, sempre digo que nunca fui muito normal, então nesse momento, só estou soltando a doida que sempre existiu dentro de mim.
Me pego olhando a situação com olhos de quem vê de fora. É mania de psicólogo. Se colocar no  lugar do outro, então não tem como eu não fazer isso com minha vida também.
E olhando de fora, realmente é para enlouquecer qualquer mortal.
Em 2 meses, resolver mudança, trabalho, escola, vida familiar e ainda inventar de escrever blog.
É, sou doida de pedra!
Ah! E estava esquecendo um capítulo importantíssimo. Minhas aulas/maratona de inglês. Essas aulas/maratona são um capítulo muito especial que tem um post só para elas.
Como não pedi permissão, não nominarei minhas 2 professoras, mas elas se reconhecerão facilmente.
Quando eu digo que não falo inglês, quero esclarecer que consigo me comunicar e que não precisam ficar preocupados, pois não morrerei de fome e nem deixarei faltar nada em casa.
Me perderei sim, algumas vezes, pelas ruas, pelo metrô, pela cidade. Isso é fato!
Acontece aqui no Rio de Janeiro, já aconteceu em São Luis, Brasília e em todos os outros lugares onde morei, então imagina lá.
Eu não seria eu, se não me perdesse. Já faz parte do roteiro. No outro dia, consegui me perder no metrô aqui do Rio,minha cidade. Mas no stress! Isso será divertido!
Já pedi para minhas professoras me ensinarem com eu digo: Me ajude! Onde fica tal lugar?
E uma dica importante: sempre com um caderninho e caneta na mão. Assim, quando eles começarem a falar rápido e dando endereços complicados, eu já aprendi que preciso dizer: Could you write it, please! (você pode escrever isso, por favor!) Simples assim!
Uma das minhas professoras, me indicou uma série que agora sou fã ( falei sobre isso no outro post). E também foi ela que me fez repetir a frase acima, várias vezes, sempre me corrigindo, pois para me livrar logo do inglês, esquecia do please ( por favor) e do thank you (obrigada).
E isso por que em português sou hiper educada. Agora preciso aprender a ser uma dama inglesa! 
Mas a outra professora não fica nada atrás quando se trata de me torturar. 
Ela me faz uma pergunta e eu, claro, para acabar logo, respondo de forma simples, automaticamente ela me corrige com a forma completa da frase. E eu, obediente que sou, respondo então na forma completa. 
Mas o que me mata mesmo nessas aulas, é que eu não colaboro comigo. Por ter um vocabulário em português bem amplo, acabo não encontrando palavras simples em inglês e quando vejo, procuro palavras muito mais difíceis de serem pronunciadas. Por exemplo: eu queria dizer "possivelmente" então em vez de falar maybe, fui inventar de dizer:  possibly. Minha professora adora! Eu digo que ela é excelent teacher, but very bad girl! (excelente professora, mas muito má!) 
Mas, tenho me divertido bastante nessas aulas. São 6 horas semanais de aulas particulares. Tenho descoberto uma força nova em mim. Uma força de aprender algo que não gosto. Por que estudar psicologia é fácil, por que amo, agora estudar e aprender algo por necessidade, é uma novidade para mim. 
Então só por isso, já estaria valendo toda essa loucura que estou passando.
Mas os resultados já estão aparecendo. E quando chegar na hora de usar o inglês, tenho certeza que estarei pronta.
Tenho muito que agradecer a essas 2 jóias. Que com paciência, amor pelo que fazem e competência, estão conseguindo transformar minha aversão e bloqueio em aprendizado, de forma leve e duradora.
Obrigada teachers! Sem perceberem estão fazendo muita diferença em minha vida, nesse momento tão louco que Deus me deu.
Um beijo e até o próximo!  


Um comentário:

  1. Rita, não se preocupe. Se perder faz parte, como você disse, e é o mais engraçado de quando se está fora. Uma vez me perdi BONITO em Londres porque estava sem mapa e viramos à direita quando era pra virar à esquerda. Resultado: estávamos atrás de uma estação de metrô e andamos quase até chegar no nosso bairro, de tão perdida que estávamos. Mas lá, tendo um mapinha (tem um do metrô tb), é facinho! Quanto ao idioma, acho mais fácil de compreender que o inglês americano. Eles pronunciam praticamente tudo e falam com mais calma, o sotaque que pode ser estranho pra alguns, mas é questão de costume. Aos poucos, vá vendo filmes britânicos, documentários da BBC de Londres..e no mais, tem um site dos livros que eu estudei que eu gosto: http://elt.oup.com/student/englishfile/?cc=global&selLanguage=en

    Tem o canal deles no youtube, a maioria dos vídeos falando sobre os cursos,mas é ótimo ouvir o sotaque: http://www.youtube.com/user/OUPELTGlobal/videos

    E esses livros são mais voltados pra conversação do dia-a-dia: http://elt.oup.com/student/englishforlife/?view=Standard&mode=hub&cc=global&selLanguage=en

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua sugestão, dúvida, elogio e crítica. Esse blog se destina a dividir com amigos minhas experiências, mas todos são bem vindos a participarem com seus comentários.