tradução

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Londres ou Paris?

Amor ou paixão?
Nunca escondi de ninguém minha quedinha por Paris. Sempre foi minha cidade preferida, mas descobri algo muito importante nesses 4 dias que passei por lá.
Paris é minha paixão, mas amor mesmo, eu tenho por Londres!
Nesses últimos dias, vi que não moraria para sempre em Paris, mas em Londres...
Claro que estou filosofando, pois morar para sempre, só no meu país. Nem me passa pela cabeça não ficar velhinha no meu país, falando a minha língua, comendo comida brasileira e ao lado da minha família.
Mas esse blog é para filosofar, sonhar, viajar e também contar tudo aquilo que estou vendo e vivendo.
E Paris, infelizmente não é minha cara metade. Não quero dizer que estou enjoada, que não voltarei mais. Não trairei minha paixão antiga! Mas meu coração não bateu tão forte como das outras vezes.
E olha que dessa vez, eu estava acompanhada dos amores da minha vida. Estava mostrando Paris para meus filhos que ainda não conheciam de ver, só de me ouvir falar e contar de suas belezas.
Paris estava lotada! Toda Europa viajou para lá! A Itália deveria estar vazia, pois os italianos invadiram a França. A má vontade parisiense estava a todo vapor.
Acho que só para os orientais é que eles são simpáticos. Tirando isso, não importa sua nacionalidade. A marra está escrita na cara. Falar inglês então, nem pensar. Mesmo que entendam, fazem questão de te responder em francês, como se o francês fosse a  língua mais falada no mundo!
E o cheiro? Não, não é de perfume francês! É urina pura! Em todos os lugares o cheiro é inconfundível! Seja nas estações de metrô, nos monumentos, na Torre Eiffel, no Louvre, Versailles, ruas, esquinas. Absolutamente todos os lugares estão sujos!
Conseguimos ver pixações dentro das galerias do metrô. São uns artistas mesmo! Como conseguem pixar com os trens passando?
O cúmulo do absurdo eu vi no bar do hotel que ficamos hospedados.
Eu e meus filhos queríamos comer alguma coisa de noite no próprio hotel, então descemos ao bar, que faz propaganda de servir comida e bebida 24horas por dia e pedimos uma lasanha ( que constava no cardápio), então a garçonete, gentilmente me explica que não estavam servindo comida, só bebida, e que se eu quisesse comer, deveria me dirigir ao restaurante no primeiro andar. Tudo bem, não vi nenhum problema em ir ao restaurante comer minha lasanha. Chegando lá, outra garçonete me entrega um cardápio diferente, onde não constava nada de massa. Somente comidas caras ( afinal, era um restaurante!) e nada simples. Olhei para a mesa do lado, onde comia uma família de quatro pessoas, e os filhos comiam macarrão. Então era aquilo que eu iria comer. Ou pelo menos eu pensava que sim. Quando a garçonete voltou, eu disse que queria lasanha e ela ( não muito educadamente) me diz que não tem, pois só servia o que estava no cardápio. Nessa hora, eu ainda estava tranquila, achando que estava havendo algum engano, que meu inglês não estava sendo claro. Mas ela apontou para o cardápio e disse que não servia lasanha. Bem, a partir desse ponto, minha paciência esgotou e expliquei com muita calma, que eu estava no bar, que não servia comida e que a outra garçonete me mandou ir para o restaurante, onde me serviriam, então como que agora ela me dizia que não serviria. Estava havendo algum engano ali. Ela simplesmente me aponta o cardápio, vira as costas e vai embora. Não acreditei! Olhei para meus filhos e já pronta para ir embora sem comer nada, quando o casal da mesa ao lado, vendo que eu estava bufando de raiva, vira para mim e fala em tom conspiratório: " Parla italiano?" Respondo que não, mas que entenderia ela falar.
Ela então me diz: "Se tens condições, vá embora! Não aceite isso!"
Achei o máximo! O mesmo sangue quente que corre nas minhas  veias, corre na dela. Ela não se segurou ao ver a falta de educação e respeito com que a garçonete nos tratou.
Respondo que irei embora mesmo. Nesse momento, chega a gerente para saber o que tinha acontecido! Mais uma vez, explico a situação e ela, surpresa, me pergunta: " No bar não estão servindo refeição?" pensei que estivesse falando grego, em vez de inglês.
Ela então, desce conosco e pessoalmente coloca nossas 3 lasanhas para fazer. Pede muitas desculpas e diz que ficará pronta em 10 minutos.Tudo bem, nem estava mais com fome. Só queria descansar que ainda tinha dois dias pela frente!
Mas, mesmo com todos os problemas, Paris continua sendo linda! Seus monumentos, sua história, suas cores são apaixonantes!
Ver a Torre Eiffel, parece que um sonho! Por todos os ângulos, ela é linda, majestosa! Cada vez que ela aparece, parece que é a primeira vez que a estamos vendo! Não dá para olhar para a Torre e achar que já viu tudo. Ela faz um jogo de mostra e esconde por trás de árvores, prédios, ruas. Quando você menos espera, lá está ela! E mais uma vez, falta o fôlego!




 
 E dessa vez, pude vê-la à noite, toda iluminada.
Ainda não tinha tido essa oportunidade e mais uma vez:
Faltou o fôlego!













Mas Paris não é só Torre. Tem muito mais a ser visto e o dinheiro mais bem gasto nessa viagem foi o passeio naquele ônibus vermelho de 2 andares.
São 9 pontos turísticos, com um roteiro que dura 2horas, onde podemos descer em qualquer um desses pontos e subir em outro.
Esse ônibus nos salvou, pois no segundo dia, choveu torrencialmente e pudemos ver toda Paris confortavelmente instalados. Já nem usávamos mais os fones de ouvido, pois já sabíamos de cor e salteado tudo que estava sendo dito. Foi perfeito para conhecer e descansar os pés depois de tanto andar.
O saldo dessa viagem foi muito positivo, pois é impossível  não achar Paris uma cidade linda, não gostar de passear por lá, de fazer compras, de tomar um chocolate quente com um verdadeiro croissant.
Mas no final desses quatro dias, já estávamos com saudade da nossa Londres.
E voltei para casa com uma certeza:
Paris é irresistível, mas Londres...
...é amor para a vida inteira!

























 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, dúvida, elogio e crítica. Esse blog se destina a dividir com amigos minhas experiências, mas todos são bem vindos a participarem com seus comentários.