tradução

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Velho Continente, novos olhares! Praga

A viagem de Berlim para Praga foi tranquila. A distância é menor e a fizemos em torno de 4horas. A estrada nos apresentava cenários lindíssimos e a máquina fotográfica não descansava.
 Estava frio, mas com o céu claro, e isso faz toda diferença no humor, na disposição e na vontade de chegar logo e aproveitarmos tudo que tínhamos lido sobre Praga.
Posso dizer uma coisa? Tudo que eu li sobre Praga ficou devendo quando vi com meus próprios olhos. Ou seja, é uma cidade, que mesmo longe, merece e deve ser incluída no roteiro pessoal de viagem de cada um de vocês.
Que cidade linda! Que povo alegre, simpático, com disposição para falar, trabalhar e sorrir!
Não tinha como não me apaixonar!
No primeiro dia, fomos na praça principal da cidade velha. Eu já tinha lido e visto algumas fotos sobre essa praça e seu mercado de natal e queria ver de perto. Apesar que lá é roteiro obrigatório de todo turista.
Essa praça é central para se partir para outros passeios. E o ideal é percorrer Praga a pé. Lá tem metrô que atende bem a cidade, mas andar a pé por aquelas ruas, principalmente as ruas de pedestre é muito melhor do que passar um tempo no subterrâneo.
É bem cansativo, mas vale a pena.
Também a partir da praça, se chega no Astronomical Clock. Lindo!
 E o interessante é que nas horas cheias as pessoas se reunem na frente para vê-lo tocar e fazer uma pequena apresentação no alto de suas janelinhas. Fica lotado. Só consegui ver a apresentação na segunda vez que me posicionei para tal, pois na primeira, fiquei um pouco de lado e não vi nada.
Vale a pena ver um vídeo feito para o aniversário dos 600 anos do relógio. Surpreendente!
festa pelo 600º aniversário do Astronomical Clock
Atravessamos a Ponte Carlos que liga a cidade baixa à cidade velha e leva ao castelo de Praga.
No primeiro dia só a atravessamos, pois ao olhar para o castelo, nos parecia ser muito longe e que não não conseguiríamos chegar a pé até lá.

Então no dia seguinte, pegamos o metrô e descemos mais próximo. Só que o mais próximo na realidade ainda é longe, pois o castelo está bem no alto e precisamos caminhar para chegarmos lá, mas o visual vale a pena cada passo que demos.
Não tive coragem de subir na torre da igreja, mas meu filho subiu e tirou essa foto lindíssima e confesso que foi um arrependimento que tive nessa viagem, mas pretendo voltar um dia a Praga, e não deixarei passar novamente esse espetáculo. Vale a pena subir, mesmo que seja devagar e atrapalhando os que vem atrás de você. A escada é estreita e não dá para ficar parando, porém continuo afirmando que vale a pena o esforço. Veja por essa foto:

 Na volta, descobrimos que valia mais a pena voltarmos a pé pela ponte Carlos e chegarmos na Praça da Cidade Velha.
Tem muitos concertos, nas suas várias igrejas e cada programa mais apaixonante que outro. Indecisão total de qual assitir. Como estava muito frio, preferimos deixar para outra ocasião. 
Mas é um programa imperdível!
E outra coisa que encanta por lá são as jóias e os cristais. Cada um mais lindo que o outro. O que fazer com a vontade de comprar tudo? Que dúvida cruel ter que fazer essa escolha. O que levar, o que deixar para trás e não me arrepender depois?
Por causa disso, no dia anterior a nossa saída de lá, quando já estávamos perto do hotel ( que não era perto do centro) resolvemos retornar ao centro para eu poder comprar algumas coisinhas, pois eu já me via chegando em Londres e lamentando o que não comprei.
Então para o bem geral da felicidade familiar, todos concordaram em regressar ao centro e me deixar comprar umas besteirinhas.
Saí de lá igual a criança carregando seu presente de natal.
Mas Praga é muito mais do que compras, é uma cidade que usa e abusa de cores vibrantes e é forte, pois já lidou com várias enchentes, se reconstrói como se nada tivesse acontecido e para os desavisados parece que ela sempre foi assim como está. Puro engano.
Essa é a beleza de Praga. Ela tem uma história que todos podem conhecer, mas precisam ter a curiosidade de descobri-la parte por parte.
Uma vez só em Praga é pouco. Pena que é bem longe, caso contrário tentaria dar outra passada por lá antes do retorno ao Brasil.
Só que não existe impossível para aqueles que sonham, então quem sabe ainda retorno esse ano.
Quem sabe?
Terceira parada, nota 9,5
Próxima:Luxemburgo.
Conto depois.
um beijinho e até o próximo



2 comentários:

  1. MORRO por conhecer Praga! Se Deus assim permitir, em 2014 dou outro pulo pelas zoropa. Fiquei só na vontade com seu post! hehe

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua sugestão, dúvida, elogio e crítica. Esse blog se destina a dividir com amigos minhas experiências, mas todos são bem vindos a participarem com seus comentários.