tradução

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Perdas e ganhos! Passou o 1º mês!

Hoje está fazendo exatamente 1 mês que cheguei em Londres. Essa data merece uma comemoração. Não só pelos ganhos, mas também pelas dificuldades passadas e vencidas.
Agora que meu filho chegou, posso contar como foram difíceis essas dias anteriores a sua chegada.
Até por uma questão de segurança, preferi não dar ênfase ao fato que eu e minha filha estávamos sozinhas durante esse tempo aqui em Londres. Preferi só falar dos momentos gostosos, das descobertas, das alegrias, dos passeios. Não quis comentar sobre as dificuldades encontradas, do medo em dormir sozinha, num lugar estranho, numa casa estranha, num país estranho!
Não contei das noites insones, em que eu me via preparando um plano de ataque, caso alguém invadisse nossa casa.
Pode parecer insano, mas quando você se vê sozinha, numa casa sem muro, onde a única coisa que te separa da rua é uma porta, todas as imagens mais horríveis me passavam pela cabeça.
Foram dias difíceis, a saudade do meu filho apertava meu coração!
Queria estar com os meus dois filhos passeando, conhecendo, rindo e brincando.
Eu sabia que ele não podia vir antes, foi uma decisão acertada ele ter ficado esse 1 mês ainda no Rio de Janeiro, mas coração de mãe é assim mesmo. Não acostuma nunca com a distância física. Quer estar perto, quer ouvir a voz,  dar beijo, tocar, dar boa noite. Não importa a idade, para mãe, filho é sempre pequeno, sempre precisa de nós, mesmo que já sejam adultos e saibam se virar.
Durante esse 1 mês, me vi passando por situações que jamais imaginaria passar.
A barreira da língua parecia intransponível! Me senti em muitos momentos humilhada por não entender palavras básicas. Me cobrava, chorava e me exigia o tempo todo. Não podia falhar.
Tinha a responsabilidade de fazer dar tudo certo pela minha filha.
Mas com isso, vi meu inglês entrando por osmose, como eu nunca pensei que fosse ser possível, apesar de sonhar com isso.
Resolvi situações que no Brasil, tiro de letra, mas que aqui pareciam enormes dificuldades, como ir ao médico, fazer matrícula na escola da minha filha, escolher móveis para casa, me perder e me achar no transporte público.
O transporte público aqui é uma loucura. Imenso. São muitas linhas e muitas conexões. No início, dá um nó na cabeça, pois no RJ estamos acostumados a 2 linhas e mesmo assim, dependendo de onde morava, só pegava 1 linha. Aqui é sempre, no mínimo 2 linhas para irmos ao centro.

Mapa do metrô com suas inúmeras conexões.
A setinha em azul, no canto esquerdo, indica a estação de onde saio e preciso retornar diariamente!








Muitos dias, eu ia dormir pensando: amanhã será um novo dia! E será um dia a menos me separando do meu filho! Minha oração era que o tempo voasse!
Em momento algum, me passou pela cabeça desistir, ficar quietinha em casa, esperando o tempo passar. Isso seria covardia comigo e com minha filha. Eu precisava ser forte. Demonstrar alegria, afinal ela estava sofrendo de saudade do Brasil, dos amigos e principalmente do irmão, pois são extremamente unidos.
Muitas vezes precisei esconder minha tristeza, minha saudade e minhas lágrimas, para ela não notar e ficar ainda mais triste.
Foram dias difíceis, com uma carga emocional grande e que olhando de fora não parecia haver.
Afinal, estou em Londres. Realizando um sonho, ganhando todos os dias presentes maravilhosos de Deus, como assim, ter momentos de tristeza nesse paraíso?
Ingratidão? Não, realidade!
Não existe 100% de felicidade sem dor, sem perdas.
Ganhei muito sim, nesse primeiro mês.
Tive ganhos? Muitos!
Os ganhos vocês acompanharam diariamente com cada novo post que escrevi.
Tive perdas? Também!
Mas essas perdas me fortaleceram! Me fizeram superar medos, crescer nos desafios diários, refazer algumas rotas, quebrar orgulho, dar ainda mais valor aos ganhos que não foram poucos.
Hoje, 1 mês depois, posso dizer que, agora estou plenamente feliz!
Agora sim, começou minha vida em Londres.
Antes era um prefácio do que seria minha vida aqui.
Agora sim, começaremos juntos a escrever nossa história.
Os passeios terão outro sabor. Eu e minha filha estamos ansiosas para mostrar tudo que já vimos, compartilharmos todas as experiências. Mas tudo tem seu tempo e diariamente estamos curtinho, passeando e olhando com novos olhos todas as maravilhas que Londres tem a nos oferecer.
Mas sobre os passeios, eu conto no outro post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, dúvida, elogio e crítica. Esse blog se destina a dividir com amigos minhas experiências, mas todos são bem vindos a participarem com seus comentários.